sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

EDITAL (parte02)


Universidade Federal do Maranhão – UFMA
Centro de Ciências Humanas – CCH
Programa Educacional de Inclusão Social de Jovens e Adultos – PROJEDIS


REGRAS DE FUNCIONAMENTO

Caro aluno,

Por favor, leia com atenção os itens abaixo e empenhe-se em segui-los, pois são imprescindíveis para o bom funcionamento do PROJEDIS. Lembre-se: a não observância aos tempos poderá acarretar sua exclusão do Projeto :

1 – As aulas do PROJEDIS iniciam às 18:30 e encerrem às 21:40. Mantenha a pontualidade. A tolerância, em caso de atraso, é de 15 minutos;

2 – Em caso de atraso superior a 15 minutos, aguarde o término da aula do lado de fora, para ter acesso a aula subseqüente;

3 – Preserve o patrimônio da Universidade Federal do Maranhão. Há serviço de vigilância e segurança funcionando 24 horas nas dependências do CCH e nas demais áreas do CAMPUS. Qualquer dúvida ligue para 3301-8374;

4 – Evite sair com freqüência da sala de aula durante a aula;

5 – Celulares e demais aparelhos eletrônicos devem permanecer desligados ou em modo silencioso durante a aula;

6 – Atenção à freqüência: Ausências injustificadas acima de 30%, em cada disciplina durante um mês, acarretarão exclusão automática;

7 – Mantenha o respeito aos coordenadores e professores do PROJEDIS, bem como ao corpo de funcionários da Universidade e demais alunos da instituição;

8 – Durante a sua permanência no interior do CAMPUS, evite exercer atividades que não tenham relação com sua atividade discente;

9 – Procure a coordenação do PROJEDIS sempre que tiver dúvidas, sugestões ou reclamações;


A COORDENAÇÃO.
ANEXO – IV
1. Linguagem, Códigos e suas Tecnologias
·         Estudo do texto: as sequências discursivas e os gêneros textuais no sistema de comunicação e informação - modos de organização da composição textual; atividades de produção escrita e de leitura de textos gerados nas diferentes esferas sociais - públicas e privadas.
·         Estudo das práticas corporais: a linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade - performance corporal e identidades juvenis; possibilidades de vivência crítica e emancipada do lazer; mitos e verdades sobre os corpos masculino e feminino na sociedade atual; exercício físico e saúde; o corpo e a expressão artística e cultural; o corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura; práticas corporais e autonomia; condicionamentos e esforços físicos; o esporte;. a dança; as lutas; os jogos; as brincadeiras.
·         Produção e recepção de textos artísticos: interpretação e representação do mundo para o fortalecimento dos processos de identidade e cidadania – Artes Visuais: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade. Teatro: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação. Música: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação. Dança: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação. Conteúdos estruturantes das linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), elaborados a partir de suas estruturas morfológicas e sintáticas; inclusão, diversidade e multiculturalidade: a valorização da pluralidade expressada nas produções estéticas e artísticas das minorias sociais e dos portadores de necessidades especiais educacionais.
·         Estudo do texto literário: relações entre produção literária e processo social, concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos - produção literária e processo social; processos de formação literária e de formação nacional; produção de textos literários, sua recepção e a constituição do patrimônio literário nacional; relações entre a dialética cosmopolitismo/localismo e a produção literária nacional; elementos de continuidade e ruptura entre os diversos momentos da literatura brasileira; associações entre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário em seus gêneros (épico/narrativo, lírico e dramático) e formas diversas.; articulações entre os recursos expressivos e estruturais do texto literário e o processo social relacionado ao momento de sua produção; representação literária: natureza, função, organização e estrutura do texto literário; relações entre literatura, outras artes e outros saberes.
·         Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos: recursos expressivos da língua, procedimentos de construção e recepção de textos - organização da macroestrutura semântica e a articulação entre idéias e proposições (relações lógico-semânticas).
·         Estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos lingüísticos: argumentação: tipo, gêneros e usos em língua portuguesa - formas de apresentação de diferentes pontos de vista; organização e progressão textual; papéis sociais e comunicativos dos interlocutores, relação entre usos e propósitos comunicativos, função sócio-comunicativa do gênero, aspectos da dimensão espaço-temporal em que se produz o texto.
·         Estudo dos aspectos lingüísticos da língua portuguesa: usos da língua norma culta e variação lingüística - uso dos recursos lingüísticos em relação ao contexto em que o texto é constituído: elementos de referência pessoal, temporal, espacial, registro linguístico, grau de formalidade, seleção lexical, tempos e modos verbais; uso dos recursos linguísticos em processo de coesão textual: elementos de articulação das sequências dos textos ou à construção da micro-estrutura do texto.
·         Estudo dos gêneros digitais: tecnologia da comunicação e informação: impacto e função social - o texto literário típico da cultura de massa: o suporte textual em gêneros digitais; a caracterização dos interlocutores na comunicação tecnológica; os recursos linguísticos e os gêneros digitais; a função social das novas tecnologias.

2. Matemática e suas Tecnologias
·         Conhecimentos numéricos: operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais), desigualdades, divisibilidade, fatoração, razões e proporções, porcentagem e juros, relações de dependência entre grandezas, sequências e progressões, princípios de contagem.
·         Conhecimentos geométricos: características das figuras geométricas planas e espaciais; grandezas, unidades de medida e escalas; comprimentos, áreas e volumes; ângulos; posições de retas; simetrias de figuras planas ou espaciais; congruência e semelhança de triângulos; teorema de Tales; relações métricas nos triângulos; circunferências; trigonometria do ângulo agudo.
·         Conhecimentos de estatística e probabilidade: representação e análise de dados; medidas de tendência central (médias, moda e mediana); desvios e variância; noções de probabilidade.
·         Conhecimentos algébricos: gráficos e funções; funções algébricas do 1.º e do 2.º graus, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; equações e inequações; relações no ciclo trigonométrico e funções trigonométricas.
·         Conhecimentos algébricos/geométricos: plano cartesiano; retas; circunferências; paralelismo e perpendicularidade, sistemas de equações-paralelismo e perpendicularidade, sistemas de equações.

4. Ciências Humanas e suas Tecnologias
·      Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Cultura Material e imaterial; patrimônio e diversidade cultural no Brasil; A Conquista da América. Conflitos entre europeus e indígenas na América colonial; A escravidão e formas de resistência indígena e africana na América; História cultural dos povos africanos; A luta dos negros no Brasil e o negro na formação da sociedade brasileira; História dos povos indígenas e a formação sócio-cultural brasileira; Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida política e social.
·      Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado
Cidadania e democracia na Antiguidade; Estado e direitos do cidadão a partir da Idade Moderna; democracia direta, indireta e representativa; Revoluções sociais e políticas na Europa Moderna; Formação territorial brasileira; as regiões brasileiras; políticas de reordenamento territorial; As lutas pela conquista da independência política das colônias da América; Grupos sociais em conflito no Brasil imperial e a construção da nação; O desenvolvimento do pensamento liberal na sociedade capitalista e seus críticos nos séculos XIX e XX; Políticas de colonização, migração, imigração e emigração no Brasil nos séculos XIX e XX; A atuação dos grupos sociais e os grandes processos revolucionários do século XX: Revolução Bolchevique, Revolução Chinesa, Revolução Cubana; Geopolítica e conflitos entre os séculos XIX e XX: Imperialismo, a ocupação da Ásia e da África, as Guerras Mundiais e a Guerra Fria; Os sistemas totalitários na Europa do século XX: nazi-fascista, franquismo, salazarismo e stalinismo; Ditaduras políticas na América Latina: Estado Novo no Brasil e ditaduras na América; Conflitos político-culturais pós-guerra Fria, reorganização política internacional e os organismos multilaterais nos séculos XX e XXI; A luta pela conquista de direitos pelos cidadãos: direitos civis, humanos, políticos e sociais; Direitos sociais nas constituições brasileiras. Políticas afirmativas; Vida urbana: redes e hierarquia nas cidades, pobreza e segregação espacial;
·      Características e transformações das estruturas produtivas
Diferentes formas de organização da produção: escravismo antigo, feudalismo, capitalismo, socialismo e suas diferentes experiências; Economia agro-exportadora brasileira: complexo açucareiro; a mineração no período colonial; a economia cafeeira; a borracha na Amazônia; Revolução Industrial: criação do sistema de fábrica na Europa e transformações no processo de produção; Formação do espaço urbano-industrial; Transformações na estrutura produtiva no século XX: o fordismo, o toyotismo, as novas técnicas de produção e seus impactos; A industrialização brasileira, a urbanização e as transformações sociais e trabalhistas; A globalização e as novas tecnologias de telecomunicação e suas conseqüências econômicas, políticas e sociais; Produção e transformação dos espaços agrários; Modernização da agricultura e estruturas agrárias tradicionais; O agronegócio, a agricultura familiar, os assalariados do campo e as lutas sociais no campo; A relação campo-cidade.
·      Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente
Relação homem-natureza, a apropriação dos recursos naturais pelas sociedades ao longo do tempo. Impacto ambiental das atividades econômicas no Brasil; Recursos minerais e energéticos: exploração e impactos. Recursos hídricos; bacias hidrográficas e seus aproveitamentos; As questões ambientais contemporâneas: mudança climática, ilhas de calor, efeito estufa, chuva ácida, a destruição da camada de ozônio; A nova ordem ambiental internacional; políticas territoriais ambientais; uso e conservação dos recursos naturais, unidades de conservação, corredores ecológicos, zoneamento ecológico e econômico; Origem e evolução do conceito de sustentabilidade; Estrutura interna da terra. Estruturas do solo e do relevo; agentes internos e externos modeladores do relevo; Situação geral da atmosfera e classificação climática; As características climáticas do território brasileiro; Os grandes domínios da vegetação no Brasil e no mundo;
·      Representação espacial
Projeções cartográficas; leitura de mapas temáticos, físicos e políticos; tecnologias modernas aplicadas à cartografia.



ANEXO – V

REGRAS PARA CLASSIFICAÇÃO

O RESULTADO ABAIXO OBEDECE AOS SEGUINTES CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO:

SERÁ CLASSIFICADO:

1.    O CANDIDATO COM MAIOR NÚMERO DE ACERTOS NO GABARITO.

EM CASO DE EMPATE:

2.    AVALIAÇÃO DA COMPROVAÇÃO DE BAIXA RENDA

3.    PERSISTINDO O EMPATE SERÁ CLASSIFICADO O CANDIDATO COM MAIS IDADE.

4.    O CANDIDATO QUE NÃO ATENDER A TODAS AS EXIGÊNCIAS E PRAZOS DO SELETIVO TERÁ SUA INSCRIÇÃO CANCELADA OU SERÁ IMPEDIDO DE FAZER SUA MATRÍCULA, O QUE NÃO ENSEJARÁ, EM HIPÓTESE ALGUMA À DEVOLUÇÃO DA TAXA PAGA.

5.    NA HIPÓTESE DE DESISTÊNCIA DE CANDIDATOS CLASSIFICADOS, PODERÁ HAVER CONVOCAÇÃO DE EXCEDENTES.


6.    OS CASOS OMISSOS SERÃO RESOLVIDOS PELA COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO PROJEDIS.

Edital projedis (parte 01)


Universidade Federal do Maranhão – UFMA
Centro de Ciências Humanas – CCH
Projeto Educacional de Inclusão Social de Jovens e Adultos PROJEDIS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Projeto Educacional de Inclusão Social de Jovens e Adultos, de acordo com suas atribuições e objetivos, torna público que estarão abertas as inscrições para provimento das vagas para composição da turma de 2011 do PROJEDIS.

1- Das Inscrições:

1.1 – As inscrições para o processo seletivo serão realizadas nos dias 31 de janeiro a 15 de fevereiro do corrente ano, na Sala de Apoio II, localizada no Centro de Ciências Humanas – CCH, Campus do Bacanga, da Universidade Federal do Maranhão, localizado no Campus do Bacanga, situado na Av. dos Portugueses SN, São Luís, Maranhão.
1.2 – O candidato interessado em inscrever-se no processo seletivo objeto deste edital, deverá apresentar os seguintes documentos:
a-    Declaração de matrícula, ou certificado de conclusão do ensino médio em escola pública das redes, federal, estadual ou municipal (Cooperativas educacionais); Certificado de conclusão do Programa de Educação de Jovens e Adultos – EJA ou supletivos correspondentes, desde que vinculados a instituições públicas;
b-    Cópias do RG, CPF e Comprovante de residência;
c-    Contra cheque ou comprovação familiar de renda igual ou inferior a 1 (um) salário mínimo;
d-    Pagamento da taxa de inscrição de R$ 10,00 feita por depósito bancário na Conta Corrente 3166-5 Agência 0027 Operação 013 Beneficiário Bárbara R S Barbosa Poupança Caixa (os depósitos podem ser efetuados nas Casas Lotéricas ou nas Agências da Caixa Econômica) ou no local de inscrição;
e-      Ficha de inscrição a ser entregue no ato da comprovação do depósito no dia da inscrição.
f-     Termo de compromisso e responsabilidade (anexo III), assinado pelo candidato.

2- DO PROCESSO SELETIVO

2.1 – As provas para a composição da turma de 2011 serão realizadas no dia 27 de fevereiro de 2011, no prédio do CCH, das 13:00h às 17:00h e os candidatos deverão apresentar-se ao local com antecedência de uma hora munidos de documento de identidade e do recibo de inscrição.
2.2 – A seleção constará de 30 questões objetivas com a seguinte disposição:
       10 questões de Matemática
       10 questões de Língua Portuguesa
       05 questões de História
       05 questões de Geografia
2.3 – Os programas das disciplinas descritas no item anterior constam no anexo IV deste edital.
2.4 – Para a realização da prova o aluno deverá portar caneta azul ou preta, para preenchimento da planilha de respostas fornecida pelo fiscal de sala.
2.5 – Não será permitido ao candidato, durante a realização da prova, portar relógio digital, calculadora, Ipod, telefone celular, agenda eletrônica, ou aparelhos similares.
2.6 – O caderno de questões será liberado ao candidato que encerrar a sua prova após duas horas do início da realização das mesmas.

3- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

3.1 – Qualquer questionamento ao resultado final do processo seletivo, bem como divulgação de listas ou de indeferimento de inscrição, gabarito oficial, deverá ser feito em até 48 horas da divulgação oficial do resultado pela coordenação do programa.
3.2 – O público alvo deste processo seletivo será composto por todos os indivíduos de baixa renda, residentes e domiciliados na ilha do Maranhão (São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar), que tenham completado toda a educação básica em escolas públicas nestes ou em qualquer outro município do território nacional.
3.3 – Os casos omissos neste edital serão resolvidos diretamente pela coordenação do Programa.


São Luís, 25 de Janeiro de 2011.

Mangue Sociológico: Projedis da UFMA abre inscrições para o pré-vestibular.

Mangue Sociológico: Projedis da UFMA abre inscrições para o pré-vestibular.

Inscrições abertas para curso pré-vestibular

Curso Pré-vestibular da UFMA abre inscrições

O PROJEDIS/UFMA torna público que estarão abertas as inscrições para o seletivo da nova turma de alunos, no período de 31 de janeiro a 15 de fevereiro de 2011, no horário de 14 h ás 18 h, na sala de apoio II localizada no Centro de Ciências Humanas – CCH, Campus do Bacanga da Universidade Federal do Maranhão. Para as inscrições são necessários:
a-   Declaração de matrícula, ou certificado de conclusão do ensino médio em escola pública das redes, federal, estadual ou municipal (Cooperativas educacionais); Certificado de conclusão do Programa de Educação de Jovens e Adultos – EJA ou supletivos correspondentes, desde que vinculados a instituições públicas;
b-   Comprovante de residência;
c-   Duas fotos 3x4 recentes;
d-   Contra cheque ou comprovação de renda familiar igual ou inferior a 1 (um) salário mínimo;
e-   Pagamento da taxa de inscrição de R$ 10,00 feita por depósito bancário na Conta Corrente 3166-5 Agência 0027 Operação 013 (ver edital) Poupança Caixa (os depósitos podem ser efetuados nas Casas Lotéricas ou nas Agências da Caixa Econômica) ou no local de inscrição;
f-     Ficha de inscrição a ser entregue no ato da comprovação do depósito;
g-   Termo de compromisso e responsabilidade (anexo III do Edital), assinado pelo candidato.
Os candidatos para o processo seletivo do Curso Pré-vestibular poderão ter mais informações do Edital do PROJEDIS no site da UFMA (www.ufma.br) que estará disponível em breve ou através dos telefones 3301 8351/ 8807 7106 / 8823 3898  e 8881 6957.